Quem Somos
O IPC – Investidores pelo Clima é uma iniciativa da SITAWI Finanças do Bem, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), através de seu Programa Economia Zero Emissões.
Alguns movimentos internacionais já vêm atuando junto a investidores visando a redução da pegada de carbono de seus portfólios. Tais movimentos entendem que tanto gestores quanto proprietários de ativos têm sua parcela de responsabilidade no processo de aquecimento global, uma vez que são financiadores da economia real.
No Brasil, no entanto, esta discussão ainda é incipiente. Com base neste desafio, a SITAWI e o iCS assumiram protagonismo no engajamento de investidores nacionais a fim de que estes busquem contribuir com as metas assumidas no Acordo de Paris.
O IPC foi desenvolvido como uma abordagem pioneira, com o principal objetivo de engajar e capacitar investidores profissionais locais para que avancem na agenda da descarbonização de portfólios, enquanto buscam retornos melhor ajustados ao risco.
O movimento, que teve início na segunda metade de 2019, é formado por um grupo plural de 40 investidores profissionais brasileiros, entre eles gestoras de recursos, fundos de pensão, seguradoras e family offices, com um patrimônio sob gestão superior a R$ 2 trilhões (Fev/2022).
Grupo de discussão de investidores
Reuniões visando a capacitação em temas específicos da agenda de descarbonização como: análise e mensuração de emissões de gases de efeito estufa de portfólios, estratégias de gestão climática, propriedade ativa e iniciativas internacionais.
Clique aqui e veja o histórico das reuniões do último ciclo.
Divulgação do tema
Presença na mídia através de artigos em veículos de grande circulação nacional, buscando fortalecer a agenda da descarbonização
Clique aqui e vá a página dedicada a notícias e publicaçãos do IPC
Desenvolvimento de guias e ferramentas
Guia de Descarbonização de Portfólios e de Ferramenta de Análise Climática de Portfólio (em desenvolvimento)
Clique aqui e vá a página dedicada ao Guia de Descarbonização de Portfólios do IPC
Desenvolvimento de produtos
Em conjunto a 6 investidores profissionais brasileiros, o IPC vem desenvolvendo a análise e gestão de produtos de investimento com o olhar climático
Engajamento de associações
As principais associações e entidades de representação das instituições financeiras no Brasil foram engajadas através de encontros e reuniões – ANBIMA, ABRAPP, AMEC e FEBRABAN
Compromisso e engajamento de investidas
Formalização do compromisso dos Investidores pelo Clima por Arien Invest, BRAM, BTG Pactual Asset, Constellation Asset, Crescera Capital, Darby International, eB,Capital, Itaú Asset, JGP, Mauá Capital, Neo Investimentos, Previ, Quasar Asset, Santander Asset, Sparta, Taler Gestão de Patrimônio e X8 Investimentos totalizando 2 trilhões de ativos sob gestão.
Ainda no âmbito do IPC, está sendo desenvolvida uma campanha de engajamento coletivo de investidores com empresas de capital aberto de setores intensivos em emissões de gases de efeito estufa, sobre riscos e oportunidades climáticos.
Clique aqui e vá a página dedicada ao Compromisso Investidores pelo Clima
Formatos de Adesão a Iniciativa
Membro ativo do Grupo de Discussão de Investidores
Participe das reuniões da iniciativa e entenda melhor como as mudanças climáticas afetam o mercado de capitais.
Participante da Campanha de Engajamento Junto a Investidas
Participe das reuniões junto a executivos de empresas de capital aberto e contribua na gestão de riscos e oportunidades climáticos e seus efeitos sobre os ativos mobiliários emitidos por estas companhias.