- Sobre a iniciativa
- Nossos trabalhos
- …
- Sobre a iniciativa
- Nossos trabalhos
- Sobre a iniciativa
- Nossos trabalhos
- …
- Sobre a iniciativa
- Nossos trabalhos
Quem somos?
O IPC – Investidores pelo Clima é uma iniciativa criada em 2019 pela ERM, a pioneira iniciativa foi concebida com o objetivo de fomentar estratégias de descarbonização de portfólios junto a investidores profissionais brasileiros e, desde então, realiza atividades para conscientizar os investidores participantes, contribuindo para alinhá-los a um cenário de aquecimento global é limitado a 1,5ºC.
A iniciativa auxilia na construção de ferramentas para facilitar a adoção de práticas e realiza o engajamento coletivo com as companhias investidas pelos participantes, dentre outras frentes de trabalho, para que avancem na agenda climática.
Coordenação Técnica e Secretaria Executiva
Iniciativa e Apoio
Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA)
Para o período de Julho à Dezembro de 2024 a iniciativa estabeleceu uma parceria com a Anbima, associação que fala em nome de instituições como bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras e reúne diversas empresas diferentes entre si com o objetivo de reproduzir dentro de casa a pluralidade dos mercados, para implementar um ciclo focado em descarbonização de portfólios por meio de capacitações, guia e ferramentas.
Instituto Clima e sociedade (iCS)
Durante o período de novembro de 2018 e Junho de 2024 a iniciativa recebeu o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), uma organização filantrópica que promove prosperidade, justiça e desenvolvimento de baixo carbono no Brasil. Atua como uma ponte entre financiadores internacionais e nacionais e parceiros locais.
Frentes de Atuação
Engajamento de Investidas
Condução de ciclos de engajamento coletivo, no qual o IPC promove o diálogo sobre questões climáticas entre investidores e empresas investidas.
Desenvolvimento de ferramentas e publicações
Advocacy e fomento ao mercado
Articulação para construção de posicionamentos coletivos e desenvolvimento de subsídios para políticas e normativas.
Clique aqui e acesse a página dedicada ao Compromisso Investidores pelo Clima
Apoio técnico e estratégico
Facilitação de capacitações coletivas e de sessões mentorias para desenvolvimento dos participantes.
Fóruns de diálogo
Reuniões ordinárias para atualizações e trocas entre os pasrticipantes, visando a capacitação em temas da agenda de descarbonização.
Disseminação da agenda climática
Eventos abertos, newsletters e presença na mídia, através de artigod em veículos de grande circulação nacional.
Compromisso IPC
Nós, gestores de ativos e investidores integrantes da iniciativa IPC – Investidores pelo Clima, entendemos que as mudanças climáticas impõem desafios nunca antes confrontados, através dos riscos por elas impostos, e oferecem oportunidades, gerando impactos significativos para a população mundial.
Entendemos também que estes riscos e oportunidades se dão através de diversos canais, entre eles o sistema econômico, a capacidade produtiva e de geração de empregos de companhias e a possibilidade de reprecificação massiva dos valores mobiliários por elas emitidos e, por nós, geridos e detidos.
É parte de nosso dever fiduciário, perante aos clientes e beneficiários, prezar pela segurança, resiliência e perenidade de seus investimentos. É parte também de nossa responsabilidade institucional e junto aos nossos Stakeholders, contribuir para um futuro seguro para as próximas gerações.
Desta maneira buscamos, dada a realidade do mercado de capitais brasileiro, mitigar os riscos e ampliar as oportunidades relacionados com as mudanças climáticas através de duas diretrizes a serem iniciadas até 2021:
- Comprometemo-nos a reportar publicamente nossos avanços em relação a gestão de riscos e oportunidades climaticas dos portfólios investidos, quando possível de forma alinhada às diretrizes da Task Force on Climate-Related Financial Disclosures (TCFD);
- Comprometemo-nos a realizar atividade de propriedade ativa relacionada ao tema, ao menos, com uma companhia investida ou gestor de ativos por ano, de maneira que enderecem as mudanças climáticas em suas políticas e práticas. Esta atividade pode se dar por meio de engajamento de maneira institucional ou coletiva, através de relação com o management e com a área de Relações com Investidores, bem como por meio do exercício de nosso direito de voto em Assembleias de Acionistas, Cotistas e Debenturistas.
Seguiremos atuando de maneira conjunta com o tema da gestão climática de portfólios no Brasil a fim de fortalecê-lo, não somente no mercado financeiro, do qual fazemos parte, mas junto a toda a sociedade. Buscamos assim contribuir com os objetivos assumidos através do Acordo de Paris e da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) brasileira de redução de emissões de gases do efeito estufa.