- Sobre a iniciativa
- Nossos trabalhos
- …
- Sobre a iniciativa
- Nossos trabalhos
- Sobre a iniciativa
- Nossos trabalhos
- …
- Sobre a iniciativa
- Nossos trabalhos
Quem somos?
O IPC – Investidores pelo Clima é uma iniciativa da ERM NINT, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), através de seu Programa Economia Zero Emissões.
Alguns movimentos internacionais já vêm atuando junto a investidores visando a redução da pegada de carbono de seus portfólios. Tais movimentos entendem que tanto gestores quanto proprietários de ativos têm sua parcela de responsabilidade no processo de aquecimento global, uma vez que são financiadores da economia real.
No Brasil, no entanto, esta discussão ainda é incipiente. Com base neste desafio, a ERM NINT e o iCS assumiram protagonismo no engajamento de investidores nacionais a fim de que estes busquem contribuir com as metas assumidas no Acordo de Paris.
Frentes de Atuação
Engajamento de Investidas
Condução de ciclos de engajamento coletivo, no qual o IPC promove o diálogo sobre questões climáticas entre investidores e empresas investidas.
Desenvolvimento de ferramentas e publicações
Advocacy e fomento ao mercado
Articulação para construção de posicionamentos coletivos e desenvolvimento de subsídios para políticas e normativas.
Clique aqui e acesse a página dedicada ao Compromisso Investidores pelo Clima
Apoio técnico e estratégico
Facilitação de capacitações coletivas e de sessões mentorias para desenvolvimento dos participantes.
Fóruns de diálogo
Reuniões ordinárias para atualizações e trocas entre os pasrticipantes, visando a capacitação em temas da agenda de descarbonização.
Disseminação da agenda climática
Eventos abertos, newsletters e presença na mídia, através de artigod em veículos de grande circulação nacional.
Formatos de Adesão à Iniciativa
O IPC é uma instituição exclusiva para investidores e gestores de ativos. Nossa divisão inclui Signatários do Compromisso IPC e Instituições Participantes.
Coordenação Técnica e Secretaria Executiva
ERM NINT
A ERM NINT é uma empresa de consultoria e avaliação ASG que, inspirada pelo conceito de natural intelligence, coloca a inteligência humana e da natureza a serviço da sustentabilidade. Aconselhamos investidores, financiadores, empresas e governos na incorporação de questões ambientais, sociais e de governança.
Iniciativa e Apoio
Instituto Clima e sociedade (iCS)
O Instituto Clima e Sociedade (iCS) é uma organização filantrópica que promove prosperidade, justiça e desenvolvimento de baixo carbono no Brasil. Atua como uma ponte entre financiadores internacionais e nacionais e parceiros locais. Dessa forma, o Instituto está estabelecido como parte de uma ampla rede de organizações filantrópicas dedicadas à construção de soluções para a crise climática.
Compromisso IPC
Nós, gestores de ativos e investidores integrantes da iniciativa IPC – Investidores pelo Clima, entendemos que as mudanças climáticas impõem desafios nunca antes confrontados, através dos riscos por elas impostos, e oferecem oportunidades, gerando impactos significativos para a população mundial.
Entendemos também que estes riscos e oportunidades se dão através de diversos canais, entre eles o sistema econômico, a capacidade produtiva e de geração de empregos de companhias e a possibilidade de reprecificação massiva dos valores mobiliários por elas emitidos e, por nós, geridos e detidos.
É parte de nosso dever fiduciário, perante aos clientes e beneficiários, prezar pela segurança, resiliência e perenidade de seus investimentos. É parte também de nossa responsabilidade institucional e junto aos nossos Stakeholders, contribuir para um futuro seguro para as próximas gerações.
Desta maneira buscamos, dada a realidade do mercado de capitais brasileiro, mitigar os riscos e ampliar as oportunidades relacionados com as mudanças climáticas através de duas diretrizes a serem iniciadas até 2021:
- Comprometemo-nos a reportar publicamente nossos avanços em relação a gestão de riscos e oportunidades climaticas dos portfólios investidos, quando possível de forma alinhada às diretrizes da Task Force on Climate-Related Financial Disclosures (TCFD);
- Comprometemo-nos a realizar atividade de propriedade ativa relacionada ao tema, ao menos, com uma companhia investida ou gestor de ativos por ano, de maneira que enderecem as mudanças climáticas em suas políticas e práticas. Esta atividade pode se dar por meio de engajamento de maneira institucional ou coletiva, através de relação com o management e com a área de Relações com Investidores, bem como por meio do exercício de nosso direito de voto em Assembleias de Acionistas, Cotistas e Debenturistas.
Seguiremos atuando de maneira conjunta com o tema da gestão climática de portfólios no Brasil a fim de fortalecê-lo, não somente no mercado financeiro, do qual fazemos parte, mas junto a toda a sociedade. Buscamos assim contribuir com os objetivos assumidos através do Acordo de Paris e da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) brasileira de redução de emissões de gases do efeito estufa.